O mês de julho foi estabelecido pela Igreja como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. Isto remonta ao antigo calendário litúrgico da Igreja. Porém, a piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano, por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia.
Segundo o Santo Padre João XXIII, a piedade cristã para com Nosso Senhor Jesus Cristo tem-se manifestado no decurso dos séculos, através de três devoções aprovadas pela Igreja intimamente unidas entre si: ao Seu Santo Nome, ao Seu Sagrado Coração e ao Seu Preciosíssimo Sangue.
A devoção ao Preciosíssimo Sangue pode e deve manifestar-se:
1- Venerando-o no Santíssimo Sacramento, principalmente no momento da Elevação do Sagrado Cálice, na Santa Missa.
2- Recebendo-o na Sagrada Comunhão, mesmo só sob as espécies de pão, pois que, "o Sangue divino está indissoluvelmente unido ao Corpo de Cristo no Sacramento da Eucaristia. Desta maneira, os fiéis que dele se aproximarem dignamente receberão os mais abundantes frutos da redenção, da ressurreição e da vida eterna que o Sangue derramado por Cristo sob o impulso do Espírito Santo para todo o gênero humano".
3- Honrando-o com especiais orações e com a Ladainha, principalmente durante o mês de julho, que é o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Desde tempos muito remotos, a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente e floresceu cada vez mais em meio ao clero e aos fiéis, através de solenidades, preces públicas, Ladainhas. O Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Angelus Domini, frisa o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele sangue, do qual "uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa" .
Aprendi esta Devoção junto à Fraternidade Toca de Assis que, em sua missão reparadora, vivencia ao longo deste mês esta tão importante espiritualidade. Comunico-a aqui, afim de que ao menos se conheça tal devoção, tão bela, porém, pouco falada nestes tempos. A todos um grande abraço e boas férias!
Deixo como dica esta música da Toca de Assis:
HINO AO PRECIOSÍSSIMO SANGUE - http://www.youtube.com/watch?v=n9YKFvIsJNg
Por: Sem. Gustavo Uchoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário