sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SANTOS INOCENTES


     
     A festa cristã que celebramos neste dia foi confirmada pelo Papa São Pio V no século XVI, porém remonta a um culto anterior ao século IV, esta festa ajuda-nos a bem viver  este tempo da Oitava do Natal uma vez que leva-nos a refletir sobre o evento bíblico do "Massacre dos Inocentes", conforme o relato do Evangelho de Mateus. O evangelista reflete sobre um fato posterior ao nascimento de Jesus, e a chegada e partida dos reis magos.

"encontraram o Menino com Maria e, prostrando-se, adoraram-No e, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes - ouro, incenso e mirra. E, tendo recebido aviso em sonhos para não tornarem a Herodes, voltaram por outro caminho para a sua terra. Tendo eles partido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: 'Levanta-te, toma o Menino e sua mãe e foge para o Egito, e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o Menino para o matar'. E ele, levantando-se de noite, tomou o Menino e sua mãe, e retirou-se para o Egito. E lá esteve até à morte de Herodes, cumprindo-se deste modo o que tinha sido dito pelo Senhor por meio do profeta, que disse: 'Do Egito chamarei o meu filho'. Então Herodes, vendo que tinha sido enganado pelos Magos, irou-se em extremo e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e arredores, de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado dos Magos. Então se cumpriu o que estava predito pelo profeta Jeremias: 'Uma voz se ouviu em Ramá, grandes prantos e lamentações: Raquel chorando os seus filhos, sem admitir consolação, porque já não existem'" (Mt 2,11-20).

     "Esses pequeninos inocentes de tenra idade, de alma pura, escreveram a primeira página do álbum de ouro dos mártires cristãos e mereceram a glória eterna, segundo a promessa de Jesus."Tal fato leva-nos a reflexão dos inúmeros inocentes que padecem em nossos tempos, de modo particular, podemos refletir sobre aqueles inocentes vítimas do aborto. Cabe, portanto, a nós cristãos o compromisso de lutar por um mundo mais justo, a fim de que nossa sociedade não seja omissa, ainda nestes tempos, ao massacre que continua a ocorrer muitas vezes de modo silencioso.

     Peçamos, pois, a intercessão destes Santos Inocentes para que cada vez mais haja um mundo onde as crianças possam alcançar condições dignas de viver, e que o dom da vida seja sempre preservado! Santos Inocentes, rogai por nós!

Por: Sem. Gustavo Uchoa

Fontes:
1 - http://www.franciscanos.org.br/?p=29727
http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=369
http://www.paginaoriente.com/santos/piov3004papa.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário