RECESSO DE JULHO
TEMPO DE DESCANSO E VIDA EM COMUNIDADE
Ao concluirmos mais um semestre em nosso Seminário temos o sentimento de missão cumprida, afinal, depois de alguns meses de estudo, dos compromissos acadêmicos e pastorais, das atividades próprias de nossa Casa de Formação realizadas com sucesso e dedicação, é saudável que tenhamos alguns dias para descanso e vida em comunidade.
Quanto ao descanso, esta é uma necessidade pessoal, física e psicológica, pois, decorre da realização de todas as nossas atividades. Não há quem não necessite de descanso! Mas o que é a vida em comunidade neste período de recesso? Afinal, não acabamos de nos ausentar da vida comunitária do Seminário? Para melhor compreendermos esta ideia temos que ter em mente o que é comunidade.
A vida em comunidade se expressa de muitos modos, não nos falta oportunidade para uma experiência comunitária diferenciada neste período. Se ao longo do semestre temos como experiência comunitária a vida seminarística, isto é, o estar cotidianamente junto aos demais seminaristas, agora é tempo de vivenciar mais particularmente a vida comunitária que nos levou ao Seminário.
Trocando em miúdos, é tempo de bem vivenciar a comunidade familiar, pais, irmãos, parentes, a comunidade de amigos, a comunidade paroquial, cada um destes espaços comunitários podem nos transmitir valores que fortalecem e orientam nossa vocação, por isso, sabendo bem aproveitar este tempo de descanso e vida em comunidade, certamente estaremos contribuindo com nossa própria formação.
Neste primeiro núcleo comunitário, a família, temos a oportunidade de experienciar momentos únicos, que edificam e consolidam nossas vocações, de modo que possamos reavivar motivações exteriores que nos amadureceram para decisões mais íntimas. Estar com a família é uma grande alegria, sempre se tem muito a ganhar neste espaço comunitário que nos educa para o mundo.
Além da família, temos que nos lembrar também de estar com os amigos, esta outra comunidade é fundamental para qualquer ser humano, pois, a amizade é um dom, bons amigos serão sempre amigos, isto é, estarão ao nosso lado quando preciso for, por isso, devemos valorizá-los e fazer comunidade para matar a saudade e reanimar a amizade! E, por fim, temos nossa comunidade paroquial, berço de nossas vocações, e reflexo das atividades que almejamos um dia exercer, este é um espaço privilegiado para o crescimento vocacional ao sacerdócio, pois, estando com o pároco e o povo podemos rever nossa história, e ao mesmo tempo contemplar a grandeza que nos aguarda.
Possamos bem vivenciar este período de recesso! Sejamos reflexo de Deus em nossas Comunidades e anunciemos a Palavra de Deus que nos faz díscipulos de Jesus! A todos um bom descanso!
"Busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz
e a edificação de uns pelos outros." (Rm.14;19)
BOM DESCANSO A TODOS VOCÊS, POIS MERECEM ISSO.
ResponderExcluirAPROVEITEM BEM ESSE TEMPO COM A FAMÍLIA E CURTAM MUITO A COMUNIDADE DE CADA UM.
GRANDE ABRAÇO A TODOS E AOS DE CUNHA, LEVEM UM ABRAÇO AO PE MURILO.
SAUDADES DE SUA HOMILIA QUANDO PARTICIPAVA NA CASA DAS IRMÃS (N. SRA. AUXILIADORA)