sexta-feira, 29 de junho de 2012

Teologia: um serviço à vida


O que é teologia? Qual o papel do teólogo na Igreja? E qual sua contribuição para a sociedade? Antes de responder a essas indagações, parece-me que primeiramente devemos nos perguntar: qual a motivação de fazer teologia? A teologia não é mais um privilégio apenas do clero, ao contrário, todos os leigos são chamados a fazer uma experiência teologal. Graças ao Vaticano II, a Igreja como “Povo de Deus”, tem a oportunidade de se aprofundar em sua doutrina e, sobretudo, nas Sagradas Escrituras. A experiência com a teologia nos coloca na dinâmica de uma fé “inteligente” e madura, porém, não racional.
Conceituar teologia não é muito difícil, pois se trata de uma “Ciência de Deus”. Mais do que defini-la, o desafio é vivê-la como uma experiência de Deus. O ponto de partida para se fazer teologia é a fé, ela é condição essencial para nos aproximarmos de Deus através das pesquisas teológicas. É preciso aprender a “teologar” confrontando a vida concreta com a fé. Isto é, interpretar a vida e a história à luz da fé. E também fazer uma síntese entre a teologia acadêmica com a teologia pastoral, em uma linguagem adequada e acessível ao povo de Deus. Eis aqui uma das contribuições do teólogo para Igreja.
O núcleo da teologia é o mistério de Deus, que só conseguimos penetrar através do coração. Uma teologia desligada da vida se torna estéril, incapaz de produzir frutos de conversão. O teólogo deve contribuir para que o mistério salvífico de Deus não fique apenas restrito à Igreja, enquanto instituição, mas que atinja também a sociedade. Principalmente, nessa cultura moderna do individualismo e do consumismo, em que a Igreja não vai determinar inteiramente o ethos, porém, ela precisa se esforçar para contribuir com valores evangélicos, na constituição moral da sociedade.
Nessa perspectiva, é dever da teologia harmonizar os conflitos causados pelo pluralismo religioso. E ajudar o homem a administrar a sua liberdade de escolha diante dessa diversidade cultural e religiosa hodierna. Com a descoberta da liberdade individual e com o avanço do “cientificismo”, o homem moderno precisa reaprender o sentido da vida fraterna e comunitária. Assim, é dever da teologia apontar caminhos e orientar o ser humano para a vivência do amor altruísta.  
Portanto, cabe a teologia motivar e justificar nossas ações para que sejam evangélicas. O homem é um ser inteligente que precisa conciliar fé e razão. Não podemos esquecer que um teólogo, além da fé, precisa também ter muito amor. Como afirma Santo Agostinho, “a teologia deve estar subordinada à caridade, visto que o fim de toda a Escritura é o amor”. A teologia nos ajuda a viver como filhos e filhas amados por Deus. O amor é o lugar privilegiado da teologia. 

Sem. Anderson Luiz de Souza
2º ano Teologia

Pastoral da Juventude !!!

Nos dias 21 e 22 de Julho a Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Cruzeiro - SP, realizará seu segundo Retiro de Espiritualidade




Presenças Confirmadas :

Sem. Rodolfo Cesar                  Sem. Mário Henrique

Sem. Diego Novaes



Rezemos pela nossa Juventude !

Mensagem do Dia!

Mensagem do Dia!



"Deus nos colocou no mundo para os outros!"


Dom Bosco



quarta-feira, 27 de junho de 2012

segunda-feira, 25 de junho de 2012

RECESSO DE JULHO

RECESSO DE JULHO 
TEMPO DE DESCANSO E VIDA EM COMUNIDADE

Ao concluirmos mais um semestre em nosso Seminário temos o sentimento de missão cumprida, afinal, depois de alguns meses de estudo, dos compromissos acadêmicos e pastorais, das atividades próprias de nossa Casa de Formação realizadas com sucesso e dedicação, é saudável que tenhamos alguns dias para descanso e vida em comunidade.
Quanto ao descanso, esta é uma necessidade pessoal, física e psicológica, pois, decorre da realização de todas as nossas atividades. Não há quem não necessite de descanso! Mas o que é a vida em comunidade neste período de recesso? Afinal, não acabamos de nos ausentar da vida comunitária do Seminário? Para melhor compreendermos esta ideia temos que ter em mente o que é comunidade.
A vida em comunidade se expressa de muitos modos, não nos falta oportunidade para uma experiência comunitária diferenciada neste período. Se ao longo do semestre temos como experiência comunitária a vida seminarística, isto é, o estar cotidianamente junto aos demais seminaristas, agora é tempo de vivenciar mais particularmente a vida comunitária que nos levou ao Seminário.
Trocando em miúdos, é tempo de bem vivenciar a comunidade familiar, pais, irmãos, parentes, a comunidade de amigos, a comunidade paroquial, cada um destes espaços comunitários podem nos transmitir valores que fortalecem e orientam nossa vocação, por isso, sabendo bem aproveitar este tempo de descanso e vida em comunidade, certamente estaremos contribuindo com nossa própria formação.
  Neste primeiro núcleo comunitário, a família, temos a oportunidade de experienciar momentos únicos, que edificam e consolidam nossas vocações, de modo que possamos reavivar motivações exteriores que nos amadureceram para decisões mais íntimas. Estar com a família é uma grande alegria, sempre se tem muito a ganhar neste espaço comunitário que nos educa para o mundo.
Além da família, temos que nos lembrar também de estar com os amigos, esta outra comunidade é fundamental para qualquer ser humano, pois, a amizade é um dom, bons amigos serão sempre amigos, isto é, estarão ao nosso lado quando preciso for, por isso, devemos valorizá-los e fazer comunidade para matar a saudade e reanimar a amizade! E, por fim, temos nossa comunidade paroquial, berço de nossas vocações, e reflexo das atividades que almejamos um dia exercer, este é um espaço privilegiado para o crescimento vocacional ao sacerdócio, pois, estando com o pároco e o povo podemos rever nossa história, e ao mesmo tempo contemplar a grandeza que nos aguarda.
Possamos bem vivenciar este período de recesso! Sejamos reflexo de Deus em nossas Comunidades   e anunciemos a Palavra de Deus que nos faz díscipulos de Jesus! A todos um bom descanso!

"Busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz 
e a edificação de uns pelos outros." (Rm.14;19)

Por: Sem. Gustavo Uchoa


sábado, 23 de junho de 2012

Encerramento do 1º Semestre

Seminaristas entoando o Salve Regina para seus familiares.


    Na tarde desta sexta-feira (22/junho/2012) foi encerrado no Seminário Diocesano de Lorena o 1º Semestre do ano letivo. Às 18h30min o reitor do casa de formação, mons. Verreschi, celebrou a Santa Missa na qual participaram os seminaristas e seus familiares. Após, houve jantar e reunião com os pais dos referidos alunos. As atividades no Seminário retornarão no dia 31 de julho com o encerramento do Ano Jubilar da Diocese de Lorena. Rezemos para que estas férias proporcionem o devido descanso aos nossos alunos, bem como um maior contato com os seus familiares e amigos. Por fim, que este período possibilite uma maior intimide, sobretudo, com Deus.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mensagem do Dia!

22 de Junho de 2012


"O que fazemos em Vida, Ecoa pela Eternidade"


Passagem Bíblica: Lucas 10, 25 - 37

 

 Pratique o Bem, o Amor, o Respeito, a Caridade, e a Miserircórdia!


Para começar, escolha alguém no dia de hoje que mais necessita, pois este é o teu próximo.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Aprofundamento YOUCAT

"UM JEITO JOVEM DE APRENDER A FÉ"

1º Aprofundamento YOUCAT School


Dias 07 e 08 de Julho                                            Na Canção Nova



"Com o tema "Um jeito jovem de aprender a fé", o encontro tem o objetivo de atender um apelo do Santo Padre: "Estudai o Catecismo. Este é o desejo do meu coração. Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o na internet!".

O projeto YOUCAT School é uma iniciativa de jovens que atenderam o chamado do Papa Bento XVI e, hoje, promovem grupos de estudo em vários lugares do Brasil.


Sobre o YOUCAT 


O YOUCAT é o Catecismo Jovem oficial da Jornada Mundial da Juventude e foi lançado, simultaneamente, em 10 línguas diferentes para atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica da JMJ, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente.

A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, trata-se de um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens, com uma linguagem apropriada, imagens e textos complementares, sendo que a sua estrutura básica é semelhante ao Compêndio do Catecismo da Igreja Católica.

Para informações clique
aqui.

Fonte: Canção Nova

Maria, Mãe dos Sacerdotes!

Maria Mãe e protetora da Igreja, olhe rogue pelas vocações e pelos seus Sacerdotes !






Sem. Rodolfo Cesar
1º ano de Filosofia

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Encontro Vocacional

ENCONTRO VOCACIONAL: 01 DE JULHO DE 2012



VOCAÇÃO, CAMINHAR NA ESPERANÇA!

LOCAL: PARÓQUIA N. SENHORA DOS REMÉDIOS – C. NOVOS DE CUNHA / SP


DATA: 01 DE JULHO, 09H00.